Notícias

Floriano Peixoto sedia Encontro Microrregional do Vinho

Terça, 31 de Maio de 2016

No dia 11 de junho, Floriano Peixoto será palco do 9º Encontro Microrregional Técnico do Vinho. O evento é promovido pela Emater em parceria com a Prefeitura Municipal. Realizado a cada dois anos, na Região, o Encontro envolve os municípios de Floriano Peixoto, Getúlio Vargas, Estação, Charrua, Ipiranga do Sul, Sertão e Erebango, e a partir deste ano, passa a contar, também, com a participação de Quatro Irmãos.
O Encontro tem como objetivo escolher os melhores vinhos produzidos pelos agricultores, avaliar a situação da produção vinícola na Região e promover o conhecimento técnico, através da capacitação dos agricultores. De acordo com a extensionista da Emater de Floriano Peixoto, Ediane Deon, “serão realizadas conferências técnicas com a presença de especialistas que trarão dicas de boas práticas produtivas de uva e vinhos coloniais, visando à melhoria da qualidade do produto final ofertado”, explica.
Floriano Peixoto foi sede do primeiro Encontro e agora retoma a nona edição. Segundo o secretário de Agricultura Darcilo Levinski, o município possui essência agrícola na produção de grãos, como a soja, milho e trigo, mas também é forte na produção de frutas, como o pêssego e a uva. “Hoje, possuímos aproximadamente 56 hectares, com produção da cultura de uva de várias variedades. São cerca de 30 unidades familiares envolvidas, o que nos torna referência na atividade e justifica sediar o Encontro”, pondera o Secretário.
A atividade inicia às 8h30min, no CTG Tropeiro Velho, se estende ao longo dia, e encerra à noite no Ginásio Municipal de Esportes.

Confira a Programação 9º Encontro Microrregional Técnico do Vinho :
8h30min - CTG Tropeiro Velho
Degustação de vinhos e avaliação dos enólogos
14h - CTG Tropeiro Velho
Degustação aberta ao público em geral, agricultores e técnicos agropecuários e sociais

18h - Ginásio Municipal de Esportes:
- Palestras Técnicas sobre Produção de Uva e Vinhos.

20h - Jantar - Cardápio: Porco a Paraguaia, arroz a Grega, mandioca e saladas diversas.
Vinho liberado

21h Premiação dos melhores produtores.

22h - Baile

Fonte: Assessoria de Imprensa de Floriano Peixoto