Conselho de Agricultura define novas normas de uso da Patrulha Agrícola

Segunda, 18 de Maio de 2015

Estiveram reunidos na última segunda-feira (11), membros da Secretaria de Agricultura, conselheiros do Conselho Municipal de Agricultura e Governo Municipal para discutir as novas ações e determinações a serem implantadas na área de agricultura em Floriano Peixoto.
A primeira determinação foi à implantação de novas normas de utilização da Patrulha Agrícola. Até então, o Município concedia aos agricultores a cedência dos equipamentos e máquinas para uso nas propriedades gratuitamente, com a cobrança apenas do óleo diesel consumido. Com a ampliação do patrimônio da Patrulha Agrícola, no ano passado, elevaram-se significativamente os gastos de manutenção. Além disso, segundo o secretário de Agricultura, Darcilo Levinski, “alguns equipamentos retornam avariados das propriedades, necessitando de reparos constantes. Como os maquinários são novos, os custos também são maiores, sendo que o valor do óleo cobre apenas 30% dos gastos de manutenção”, comenta.
Com isso, o Conselho Municipal optou pela criação de um Fundo Municipal que será mantido a partir do pagamento do empréstimo das máquinas. Os valores cobrados serão os seguintes: para uso do trator esteira, R$ 120,00; da retroescavadeira, R$ 60,00; do trator de pneus: R$ 50,00 e para a utilização dos demais equipamentos, R$ 20,00. Outro passo importante, é que a partir de agora, as comunidades passarão a definir o período e o prazo de utilização de cada agricultor, tendo como estipulado o máximo de 6 horas de cada equipamento. Hoje, a Patrulha Agrícola de Floriano Peixoto está avaliada em mais de R$ 3 milhões, estando entre as mais bem equipadas do Alto Uruguai.
Além da reestruturação do parque de máquinas, no ano passado, Floriano Peixoto também implantou um Projeto de Incentivo a Cadeia Leiteira cujo, também, foi debatido durante a reunião. Foi definido que os agricultores beneficiados com o programa, “receberão do Estado o calcário e a Secretaria Municipal de Agricultura, fará a distribuição na área de plantio, ficando de responsabilidade do agricultor, o pagamento do frete”, explica o Secretário.
O último tema da reunião diz respeito à destinação de animais mortos nas propriedades. Até então, cada vez que um animal de grande porte falecia, a Secretaria Municipal de Agricultura era acionada para fazer o enterramento, representando um custo alto para a Secretaria, além do risco de contaminação do solo e rios próximos. “A partir de agora, esta prática só será realizada mediante apresentação de laudo médico por parte de um veterinário responsável”, salienta Darcilo.
Todas as decisões foram tomadas com a participação do Conselho Municipal de Agricultura. Nesta semana, o projeto será encaminhado à Câmara de Vereadores para ser transformado em lei e passa a vigorar a partir de junho.