Notícias

Floriano Peixoto é escolhido para sediar Programa de Produção de Fitoterápicos

Terça, 06 de Maio de 2014

Encontro de troca de conhecimentos foi o primeiro passo para implantar projeto pioneiro visando a produção de matéria prima e medicamentos para serem distribuídos pelo SUS

Um momento para trocar experiências sobre o conhecimento de cada um sobre ervas e plantas medicinais e para buscar mais informações. Assim foi a o encontro organizado pela Emater e a Secretaria da Saúde de Floriano Peixoto com o padre Ivacir Franco. Mais de trezentas pessoas se reuniram no salão comunitário da cidade para conhecer mais sobre a chamada medicina natural. Quem foi ao encontro, levou centenas de plantas e ervas, que serviram de base para a troca de informações. São plantas comuns na região, que há mais de cem anos vem sendo usadas em forma de chás, compressas e pomadas no tratamento das mais diversas doenças. O fitoterapeuta José Maria Gomes, que é presidente do Conselho Brasileiro de Fitoterapia, Psicoterapia e Psicanálise, orientou as pessoas sobre como as plantas devem ser usadas, as combinações com outras ervas e suas indicações. Ele defendeu a volta do uso de ervas e plantas medicinais, que representam um resgate do conhecimento popular. O padre Ivacir Franco, pesquisador das propriedades das plantas e ervas medicinais disse que o uso dos remédios caseiros é uma tradição que faz parte da vida de todas as pessoas: “ o povo, querendo ou não, sempre vai tomar o seu chá, faz parte da defesa e da sobrevivência da pessoa”. O encontro estava cheio de pessoas que tem a mesma opinião. Gente que usa ervas medicinais e acha que isso é melhor do que os remédios industrializados. Dona Elisa Baroni, é uma delas. Ela conta que costuma usar as plantas que tem em casa pra tratar da família há muitos anos. “Sempre usei o chá, é bom porque não é químico. É uma forma melhor de se viver”. Para José Maria Gomes, “as instituições governamentais tem obrigação de oferecer o tratamento fitoterápico, porque as pessoas tem o direito de escolher como querem tratar das doenças”.

Fitoterápicos nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde.
Um projeto do governo federal pretende aumentar o numero de medicamentos fitoterápicos nas farmácias das unidades básicas de saúde. O padre Ivacir Franco é responsável por implantar esta política na região Sul e garante que a intenção é que todas as UBS passem a oferecer tanto os medicamentos de laboratório quanto os fitoterápicos. “Não é um projeto antagônico ao tratamento convencional, ao contrário, a fitoterapia é um complemento para prevenir e curar doenças”, disse.
Atualmente, 12 medicamentos fitoterápicos são oferecidos pela rede pública em 14 estados. Entre eles, estão a Aloe vera (Babosa) para o tratamento de psoríase e queimaduras, o Salix Alba (Salgueiro) contra dores lombares e a Rhamnus purshiana (Cáscara-sagrada) para prisão de ventre. Financiados com recursos da União, estados e municípios, os medicamentos podem ser manipulados ou industrializados, e devem possuir registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Floriano Peixoto terá cooperativa e laboratório
Dentro desta política de expansão da oferta de fitoterápicos, Floriano Peixoto foi escolhido para sediar um projeto pioneiro. O município é o primeiro no Brasil a iniciar o processo de formação de uma cooperativa de produção, manipulação e distribuição destes remédios, que chegarão nas farmácias de todo o país e nas UBS cadastradas pelos municípios. O município vai produzir medicamentos a partir de doze ervas: alecrim, pata de vaca, manjerona, poejo, fáfia, ginkobiloba, sábia, salva do cipó, picão preto, chá de bugre e hortelã. Os recursos para implantar o projeto vem do Governo Federal.
O que são os fitoterápicos:
Segundo o Ministério da Saúde, os fitoterápicos são medicamentos que desempenham um papel importante em cuidados contra dores, inflamações, disfunções e outros incômodos, ampliando as alternativas de tratamento seguras e eficazes. Indicado para o alívio sintomático de doenças de baixa gravidade e por curtos períodos de tempo, esse tipo de remédio pode ser produzido a partir de plantas frescas ou secas e de seus derivados e têm várias diferentes formas farmacêuticas, como xaropes, soluções, comprimidos, pomadas, géis e cremes.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Floriano Peixoto