Notícias

Secretaria de Agricultura promove Programa de Correção de Solos

Terça, 03 de Novembro de 2015

O Sul do país é conhecido nacionalmente como o celeiro brasileiro, porém, como consequência da alta produtividade agrícola, os recursos minerais estão se esgotando e os índices de acidez do solo cada vez mais elevados; fatores que provocam a queda significativa da produção. Para reduzir estes efeitos, a Secretaria Municipal de Agricultura de Floriano Peixoto aderiu ao Programa Estadual de Correção de Solos. A iniciativa inédita no município vai beneficiar mais de 100 produtores rurais.
O primeiro passo foi recolher as amostras de solos e encaminhá-las para a análise junto à Fepagro, em Porto Alegre, sem custos para o produtor. Com a chegada dos resultados e das cargas de calcário, os primeiros agricultores já foram beneficiados. De acordo com o secretário de Agricultura Darcilo Levinski, até abril todos os inscritos serão contemplados. “A secretaria vai entregar o calcário na propriedade e esparramar. Para o produtor, restará apenas o custo do frete de Caçapava do Sul até aqui, pouco mais de R$ 50,00, o que representa uma economia de 60% do custo total”, pondera.
Ao todo, serão 1300 toneladas de calcário sendo distribuídas entre os produtores. A Secretaria informa que os interessados ainda tem tempo de participar, basta trazer uma amostra de solo para ser encaminhado à análise. Quem já está incluso, deve efetuar o pagamento do frete o quanto antes, para garantir a execução do Programa.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Floriano Peixoto