Secretaria de Agricultura antecipa Programa Municipal de Silagem

Segunda, 25 de Janeiro de 2016

Preocupada com as bruscas mudanças climáticas e a estiagem dos últimos dias, a Secretaria de Agricultura de Floriano Peixoto antecipou o início do Programa Municipal de Silagem. O Programa é de extrema importância para manter a produtividade da bacia leiteira, já que garante o alimento para o rebanho, mesmo em tempos de escassez no inverno.
Desde dezembro, conforme calendário pré-estabelecido junto aos produtores, equipes da Secretaria de Agricultura estão percorrendo as propriedades. Segundo o Secretário de Agricultura Darcilo Levinski, a maior preocupação é com o clima seco dos últimos dias, “em função do calor excessivo, o milho está secando rapidamente, por isso, o trabalho está em ritmo acelerado e adiantado em relação ao agendamento feito com os agricultores”, comenta.
De acordo com Levinski, todo este trabalho é facilitado pela excelente estrutura de máquinas que compõe a Patrulha Agrícola do Município, estando entre as mais bem equipadas da Região, representando um patrimônio de mais de R$ 3 milhões. Nesta semana, quatro novas máquinas chegaram para reforçar o trabalho. “Ao todo, temos três equipes operando no Programa, sendo uma terceirizada. Os produtores, também, tem acesso a subsídio, pagando apenas R$ 50,00 por hora de máquina trabalhada”, destaca. A previsão é beneficiar mais de 100 produtores e armazenar cerca de 10 mil toneladas de massa verde, nos mais de 65 hectares de área plantada em Floriano Peixoto.