Município de Floriano Peixoto realiza Festa Italiana e Encontro Municipal do Vinho.

Segunda, 14 de Agosto de 2017

Os Italianos que aqui chegaram trouxeram com eles costumes, hábitos, valores, e com seu modo de vida contagiaram a todos com sua alegria, entusiasmo, espírito de luta e com coragem, apego ao trabalho e a vida ergueram cidades, formaram comunidades e concretizaram sonhos.
A Administração Municipal de Floriano Peixoto, no intuito de retomar as Festas de Etnias, realizou no último sábado (12) a 10° Edição da Festa Italiana e o 1° Encontro Municipal do Vinho, evento este que foi um marco por muitos anos em nosso município, que ao ser retomado obteve uma aceitação recorde, fazendo com que em poucos dias após o seu lançamento oficial, fossem esgotados os ingressos para o jantar.
Mais de 800(oitocentas) pessoas se fizeram presentes no Ginásio poliesportivo de Floriano Peixoto na noite do dia 12, entre elas várias autoridades locais, como Deputado Estadual Gilmar Sossela,Prefeito Municipal de Jacutinga e Presidente da AMAU- Carlos Alberto Bordin, Prefeito Municipal de Centenário Hilario Jose Kolassa e vice-prefeito Jacir Luiz Polinski,Prefeito Municipal de Charrua Valdesio Roque Della Betta,Prefeito Municipal de Áurea Antonio Jorge Slussarek,Prefeito Municipal de Sertão Edson Luiz Rossatto,Prefeito Municipal de Barra do Rio Azul Marcelo Arruda,Prefeito Municipal de Estação Humildes de Almeida Camargo,Prefeito Municipal de Ponte Preta Ademir Marcio Sakrezenski,Prefeito Municipal de Viadutos Claiton dos Santos Brum, e vice-prefeito Giovan André Sperotto,Gerente Regional da Emater Sr. Gilberto Tonello,Coordenador da 15° Coordenadoria de Educação de Erechim, Alencart João Loch,Coordenador Regional de Saúde, José da Cruz, representando o Prefeito de Erebango, presidente da Câmara de Vereadores de Erebango Robison Tomazini, representando o Prefeito de Getúlio Vargas, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Ademar Rigon, gerentes regionais, vereadores entre outros.
Prefeito Municipal Orlei Giaretta, primeira-dama Ivana Salvador Giaretta,Vice-Prefeito Odacir Malacarne e sua esposa Leonira J. Malacarne recepcionaram e acolheram um a um os presentes, que ao adentrarem no local do evento foram recebidos com aperitivos típicos italianos. Após a solenidade de Abertura da 10° Festa Italiana realizada com palavras proferidas pelo Prefeito Orlei Giaretta, os presentes puderam apreciar e degustar vários tipos de comidas típicas italianas servidas no jantar. Posteriormente ao jantar os olhares se voltaram para a apresentação do Grupo de Dança Nova Itália do Município de Severiano de Almeida, que deu show de dança, alegria e resgate cultural. Em seguida realizou-se a premiação aos Produtores de Vinho artesanal do Munícipio de Floriano Peixoto, que participaram do 1° Encontro Municipal do Vinho, disponibilizando suas amostras para testes laboratoriais no município de Bento Gonçalves, degustação e interpretação de Enólogo da área feito anteriormente ao evento com coordenação da Ascar/Emater de Floriano Peixoto. Participaram da seleção dez (10) produtores, recebendo troféu os três primeiros nas categorias, vinho tinto comum e vinho branco comum. Consagraram-se vencedores, na categoria vinho tinto comum: 1° lugar Darci Zanivan, 2° lugar Darcy Valentin Giaretta, 3° lugar Marcos Marció, e na categoria vinho branco comum: 1° lugar Gracelino Zanivan, 2° lugar Ademir Giaretta, 3° lugar Leonel Malacarne. Os 10(dez) produtores que estiveram participando, foram contemplados com uma viagem à Serra Gaúcha para que possam conhecer ainda mais essa cultura tão fascinante que é a uva e produção do vinho. Os dois primeiros vinhos premiados de cada categoria estavam disponíveis no local para que os presentes pudessem degustar e apreciar o bom vinho feito em nosso município.
A festa encerrou-se com um grande baile animado pela Banda Magia do Amor.
A Administração Municipal de Floriano Peixoto agradece a todos pela participação, a data de 12 de agosto de 2017 ficará marcada por sediar e resgatar uma das maiores festas Italianas da região.