Notícias

Secretaria de Saúde de Floriano Peixoto intensifica trabalho de combate à Dengue

Segunda, 03 de Novembro de 2014

A prevenção é a única arma eficaz de combate à dengue. Por isso, com a chegada do verão a Secretaria de Saúde de Floriano Peixoto está intensificando o trabalho de monitoramento, com o objetivo de evitar o surgimento de focos do mosquito transmissor. O trabalho é executado pela agente de endemias Graciele Miechuanski que está visitando as residências realizando a vistoria à procura de focos do Aedes Aegypti, transmissor da doença.
Semanalmente, a agente confere as armadilhas espalhadas pelo Município para monitorar o surgimento de larvas do mosquito, mas segundo a Agente, a colaboração dos moradores é fundamental, “por isso fique atento, pois a única forma de prevenção é não deixar o mosquito nascer”. As orientações repassadas por Graciele são: misture uma colher de chá na água sanitária em um litro de água e borrife nas plantas de sua casa; trate a água de piscinas com cloro e limpe uma vez por semana; s0e não estiver utilizando-a, mantenha-a coberta; lave bem os pratos dos vasos de plantas, secando com um pano para remover possíveis ovos; coloque areia nos pratinhos para evitar o acumulo de água; limpe calhas e lajes das casas; tampe caixas d’agua, poços, latões e filtros; lave os bebedouros de aves e animais e troque a água regularmente; fure latas e cubra pneus; mantenha garrafas vazias viradas para baixo; jogue no lixo copos descartáveis, tampinhas de garrafa e tudo que possa acumular água; além disso, o lixo deve ficar o tempo todo fechado.
Graciele destaca ainda que no interior o cuidado deve ser redobrado, já que não há como monitorar toda a extensão do Município. O mosquito transmissor é menor que um pernilongo comum; desenvolve-se na água limpa e parada; pica somente durante o dia, é escuro e possui listras brancas. Os principais sintomas da dengue são semelhantes a uma gripe forte, mas ao contrário da gripe, a dengue não passa de pessoa para pessoa e não apresenta sintomas respiratórios. Ela tem um período de incubação de 3 a 15 dias e pode se manifestar em duas formas: dengue clássica e a hemorrágica. Em caso de suspeita da doença, procure a UBS e não use medicamentos que contenham Ácido Acetil Salicílico. A transmissão ocorre através da picada da fêmea do mosquito e, em 45 dias, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Floriano Peixoto