Programa Municipal de Silagem já atendeu 60% dos produtores de Floriano Peixoto

Segunda, 09 de Fevereiro de 2015

As condições climáticas, especialmente, a ausência de chuvas e as baixas temperaturas no inverno fazem com que o crescimento forrageiro oscile entre sobras no verão e escassez no inverno o que influencia diretamente a produtividade na bacia leiteira. Para garantir alimento ao rebanho, a silagem de milho e sorgo é uma das principais opções dos produtores, sendo uma eficiente suplementação de alto valor energético, com ótima aceitação pelos animais e facilidade de cultivo. De acordo com o técnico em agropecuária da Emater de Floriano Peixoto Alencar Luiz Balestrin “quem depende da atividade leiteira para a renda e o sustento da propriedade sabe que a técnica é quase obrigatória, pois só assim é possível manter a produção ao longo do ano”.
Buscando incentivar o setor em Floriano Peixoto, desde o início de janeiro, está em andamento o Programa Municipal de Silagem desenvolvido pela Secretaria de Agricultura. Já foram atendidos 60% dos 50 produtores inscritos e, de acordo com a Secretaria, até o fim do mês os trabalhos devem ser concluídos. A previsão é que sejam armazenadas cerca de 10 mil toneladas de massa verde nos mais de 65 hectares de área plantada no município. Todo este trabalho é facilitado pela excelente estrutura de máquinas que Floriano Peixoto possui na Patrulha Agrícola que, hoje, está entre as mais bem equipadas da Região e representa um patrimônio de mais de R$ 3 milhões.
Além disso, Floriano Peixoto oferece um dos mais elevados subsídios repassados aos produtores rurais, pois cada agricultor paga apenas pelo diesel utilizado no maquinário, sendo que o custo da hora máquina de uma empresa terceirizada fica em média R$ 150,00. Para o produtor Altair Luiz Kuffeil, sem este incentivo, diante do setor fragilizado pela crise dos últimos meses, não seria possível continuar no segmento leiteiro. “O custo do maquinário tanto para a compra quanto para a locação é alto, por isso o incentivo por parte da Prefeitura é essencial. Outra vantagem é o programa de apoio de produção a pasto, que veio para complementar a produção”, salienta o agricultor.