Saúde na Escola estimula alimentação saudável entre alunos das Escolas Municipais

Segunda, 08 de Junho de 2015

Uma alimentação adequada contribui significativamente para uma vida mais saudável e mais longa. Não é nenhuma receita mágica, basta misturar à alimentação diária, frutas, verduras, vegetais, nutrientes que contribuem para o sistema imunológico. A alimentação quanto mais adequada e variada melhor, pois previne deficiências nutricionais, protege contra doenças infecciosas, pois é rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo.
A infância é a época da vida que se formam os hábitos alimentares e é nesta fase que “aprende-se” a gostar ou não de certos alimentos. É, também, o período de maior crescimento e gasto de energia, por isso a alimentação das crianças deve ser adequada. Estes são alguns conceitos trabalhados pela nutricionista Patrícia Dias Corrêa nos encontros de formação com as merendeiras e as zeladoras das escolas municipais, dentro do Programa Saúde na Escola. Nos encontros também são repassadas informações sobre os cuidados na preparação dos alimentos e na limpeza das escolas.
Os cardápios são organizados levando em conta o valor nutricional de cada alimento, com ênfase na alimentação saudável. A nutricionista explica que “ na infância, a etapa onde nossos estudantes estão nas escolas municipais a alimentação é voltada para o crescimento dos ossos, pele, músculos e órgãos. Nessa fase brinca-se, pula-se, aprende-se a ler e a escrever, entre várias outras coisas, por isso, uma alimentação balanceada é imprescindível, pois precisa-se de energia necessária para todas essas atividades”, destaca a Nutricionista.
A pesagem e as medidas dos estudantes é outro trabalho que é realizado pela nutricionista, com o objetivo de diagnosticar sobrepeso ou peso inferior ao indicado para cada idade, através do cálculo do Índice de Massa Corporal. O trabalho é complementado com palestras nas escolas enfatizando a importância de uma alimentação diversificada, tanto na escola como em casa. “A escola é um meio que contribui para a formação pessoal, por isso, ela tem um papel importante de conscientizar os estudantes para a alimentação saudável e replicar isto em casa,” ressalta da secretária de Educação Maritânia Montagner.