Notícias

Integrantes da Comissão Emancipatória recebem homenagens

Segunda, 27 de Julho de 2015


As festividades do Dia do Colono e Motorista e dos 20 anos de emancipação de Floriano Peixoto continuaram no Ginásio Municipal e reuniram cerca de 800 pessoas para um almoço festivo. Na ocasião, foram homenageados os primeiros administradores do município, integrantes da Comissão que lutou pela emancipação de Floriano Peixoto e do Movimento dos Atingidos por Barragens. Foram homenageados: Pedro Menegon, Lídio Antonio Gubert, Laurindo Artuso, Juvino Pauletti, Daltro Erasmo Andres, Ivo Bassanesi (in memoriam), Waldemar Piontkoski (in memoriam),Orlei Giaretta, Leonir Silva dos Santos, Darcilo Levinski, Martinho Elódio Piva, Everaldo Salvador, Vilson Babicz.
O presidente da Comissão de Emancipação Lídio Gubert, afirmou que o grupo enfrentou muitos problemas, principalmente, a eminência da cidade ser coberta pelo lago da Barragem. “Lutamos para que a cidade fosse desmarcada e depois de muita negociação e acordos com os diretores da hidrelétrica, vencemos a batalha. Na época, conversamos com a comunidade que aprovou a ideia. Não pretendíamos ser uma metrópole, mas com muito orgulho, hoje, vemos Floriano Peixoto crescendo, pouco a pouco. Não tínhamos estradas, luz, água, equipamentos para atendimentos básicos de saúde e em todas as áreas. Ou seja, não podíamos mais depender de Getúlio Vargas. A semente foi plantada e hoje germinou e deu fruto”, assinalou.
De acordo com o livro que narra a história de Floriano Peixoto, os processos de emancipação iniciaram em 1988 em todo o País, e Getúlio Vargas, município de Floriano Peixoto, perdeu alguns distritos e um bairro neste processo. Graças à iniciativa de alguns moradores, através da FUNDEC, em 1993 iniciou o movimento emancipatório que daria origem a Floriano Peixoto. O grupo determinado iniciou o processo de reunir documentos e assinaturas para comprovar a viabilidade de criação do município. Em outubro de 1995 aconteceu o plebiscito e 1183 eleitores votaram pelo SIM da emancipação. O Decreto nº 619/95 regulamenta e cria o município de Floriano de Peixoto, instalado em 1º janeiro de 1997. Hoje, Floriano Peixoto é um município essencialmente agrícola com 100% dos moradores com acesso à água, luz, internet, duas Unidades Básicas de Saúde, uma na sede, e outra no interior; e na educação, 100% de vagas para todas as crianças em idade escolar.