Notícias

Floriano Peixoto realiza projeto que discute a violência doméstica

Quinta, 25 de Setembro de 2014

Atividade beneficia famílias em situação de vulnerabilidade social.
A Secretaria de Desenvolvimento Social selecionou 223 famílias do município para serem atendidas no projeto que faz parte do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família. É um trabalho social, onde os participantes fabricam os seus próprios lençóis e participam de atividades nas quais recebem informações e trocam experiências, discutindo temas que estão relacionados com o dia a dia das famílias. Para definir quem seria incluído no Projeto, a situação das famílias foi avaliada. “O grau de vulnerabilidade foi um dos critérios usados para a participação”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Liane Karpinski. As famílias que já participam dos grupos atendidos pelo Centro de Referência em Assistência Social, as que foram beneficiadas com financiamento habitacional e as pessoas que já são atendidas regularmente pelo serviço de psicologia ou de assistência social do município também foram incluídas. Eles recebem o material e nas oficinas aprendem a costurar fronhas e lençóis. “Todos ajudam a todos. É um trabalho coletivo, de mutirão, sem custo para as famílias”, destaca Liane.
Depois da oficina de confecção das roupas de cama eles param para conversar e refletir. Para este trabalho a secretaria adotou um material que trata da violência doméstica e familiar. O projeto trabalha especificamente as questões relacionadas à violência contra a mulher e, embora menos frequente, também contra o homem dentro de casa. Nos materiais que estão sendo distribuídos para as famílias, constam informações sobre todas as formas de violência, o que garante a Lei Maria da Penha e onde as mulheres e as famílias podem buscar orientações. O trabalho é feito pela psicóloga Aline Bonez e a assistente social Adriane Pedon, que destacam que estas orientações podem ser decisivas na hora de enfrentar a violência doméstica. “O objetivo é que as famílias consigam identificar quando a violência está acontecendo , já que ela começa de uma forma muito sutil, e possa procurar orientação e acompanhamento”, salienta a psicóloga.
Este tema que está sendo tratado nos grupos também será abordado no evento de encerramento do projeto que esta programada para o dia 29 de outubro, no Ginásio Municipal. Neste momento, todos os participantes serão reunidos.