CRAS de Floriano Peixoto promove palestra sobre o Programa Bolsa Família e CAD Único

Segunda, 18 de Maio de 2015

Em Floriano Peixoto, 64 famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família do Governo Federal. São famílias que recebem até um salário mínimo per capita e, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, se encontram em situação de vulnerabilidade social. Para esclarecer a estas famílias, as normas e condicionalidades do programa, na última quinta-feira, a Secretaria promoveu no CRAS uma palestra com Joseandra Sanderson da Cruz, do Departamento de Assistência Social do Rio Grande do Sul.
As famílias receberam explicações sobre o Programa Bolsa Família e o Cadastro Único. De acordo com Joseandra, o Bolsa Família trabalha em rede, sendo executado pelas Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, através do acompanhamento das gestantes com pré-natal, acompanhamento nutricional das crianças com a pesagem semestral, levantamento da frequência escolar e os projetos de assistência social. Segundo a Assistente, os beneficiários devem manter o Cadastro Único atualizado para evitar o cancelamento do recurso. “Além disso, é da consciência dos beneficiados pedir o desvinculamento voluntário, a partir do momento em que a situação financeira da família melhorou, deixando o benefício disponível para as famílias que estão na fila de espera pelo Bolsa”, pondera.
O Cadastro Único é aberto a toda comunidade e uma importante ferramenta de controle na qual são registrados dados como características do domicílio, composição familiar, qualificação escolar e profissional, rendimentos e despesas mensais, e grau de parentesco; também facilita o acesso a programas como o Bolsa Família, programas de habitação, e em casos de calamidade pública, dentre outros. “É a partir deste banco de dados que o Governo Federal dá encaminhamento aos programas sociais. O Cadastro não significa a inclusão automática nos programas sociais, mas viabiliza o acesso aos mesmos”, salienta Joseandra.