Notícias

Idosos de Floriano Peixoto tem acesso gratuito à academia de musculação

Terça, 17 de Junho de 2014

A academia instala no município tem todos os equipamentos para musculação, além de esteiras para a atividade aeróbica. Os equipamentos estão à disposição dos idosos que podem frequentar a academia livremente todos os dias da semana. Ela funciona nas segundas, quartas e sextas de manha e todas as tardes de segunda a sábado. O professor de educação física Cerineu Araldi salienta que nos últimos tempos vem mudando muito os objetivos de quem faz academia: “ a musculação que era praticada quase que exclusivamente por jovens que tinham interesse em definir os músculos, agora também é bastante procurada por quem busca qualidade de vida”. Segundo o professor, especificamente para a terceira idade, as atividades de musculação contribuem para diminuir as dores no corpo, comuns em idosos. “Com o tempo o indivíduo tem perda de massa muscular e massa óssea. A academia ajuda pra diminuir esta perda e restaurar a força que serve para subir escadas, fazer serviços de casa, ir ao mercado , melhorar a vida em si. Normalmente dores nas costas são causados por musculação fraca e falta de alongamento. A academia vai fazer um trabalho que desenvolve a musculatura e a elasticidade dos músculos”, salienta Cerineu.
Os exercícios que os idosos estão fazendo na academia são orientados por profissionais e os treinos são específicos para as condições individuais de cada idoso. Dona Rosalina Pauletti, de 72 anos, foi conferir a novidade. Já está treinando há duas semanas e garante que já sente os resultados. “ No começo estava meio dolorida, agora já tenho mais agilidade, já consigo caminhar mais rápido”, garante
Prevenção de Quedas em Idosos

A academia de musculação faz parte da estrutura montada para o Projeto de Prevenção de Queda em Idosos e complementa as atividades que são realizadas toda a semana. Além da atividade física, os idosos que frequentam o grupo, recebem informações sobre alimentação, prevenção de doenças, atividade física, o funcionamento do corpo... O agricultor João Zulkoski é um dos que leva a serio o que aprende e garante que em pouco tempo se sente melhor. “Depois que comecei achei uma diferença muito grande”, diz.
Na ultima palestra, o assunto foi longevidade. O professor Cerineu falou sobre as chances de se viver até os cem anos. O censo do IBGE de 2010 aponta que 23.760 brasileiros tem mais de 100 anos. Para o professor, alcançar esta idade depende principalmente do modo de vida. “A gente não está vendo ainda muita gente com cem anos, mas entre os nossos idosos de hoje, tem muitos que vão alcançar esta idade, especialmente aqui no Sul onde a expectativa de vida é maior em relação ao Brasil”, disse. Ele repassou conselhos para as pessoas viveram mais e melhor: “dá para fazer uma divisão simples para se calcular a chance de longevidade: 25% é fato genético, então se na sua família tem pessoas que viveram bastante, você também poderá alcançar uma idade avançada. Outros 25% dependem do ambiente onde a pessoa vive e a outra metade ou mais é estilo de vida. Quem tem um estilo de vida saudável, tem grandes chances de ser um centenário; quem abusa do álcool e do cigarro, não se alimenta bem e não faz exercícios físicos e prevenção de doenças, dificilmente chegará lá”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Floriano Peixoto