Notícias

Floriano Peixoto promove a 5ª Conferência Municipal de Saúde

Sexta, 10 de Julho de 2015

Na última quarta-feira (8), a comunidade de Floriano Peixoto discutiu a qualidade da saúde no município. O debate se deu durante a 5ª Conferência Municipal de Saúde. Mais de 200 pessoas marcaram presença no evento, realizado no Centro de Referência e Assistência Social. Este é um dos principais espaços para a participação e discussão popular das demandas locais e, na ocasião, o Conselho e da Secretaria Municipal de Saúde apresentaram os números e índices que demonstram a realidade da saúde no município.
Também, durante o encontro, a especialista em Atenção e Gestão do SUS e gerente de atendimento do FHST, Silvane Maria Caldart, proferiu uma palestra sobre a importância da humanização e qualificação do Sistema Único de Saúde. Segundo ela, um tripé importante faz com que este sistema de certo: “a participação e colaboração entre os usuários, os profissionais e gestores da saúde. A população precisa saber quando e porque acessar os serviços; os profissionais devem prestar um serviço de qualidade; e os gestores garantir que o sistema funcione, viabilizando qualidade de vida tanto para os beneficiários quanto para os funcionários. Com o tempo, muito trabalho e compromisso da comunidade e das instituições, atingiremos a excelência”, ponderou.
Silvane comentou que alguns países desenvolvidos não possuem um sistema de saúde e o Brasil tem servido de referência. “Temos muito a melhorar e embora tenhamos muitas limitações o sistema vem sendo aprimorado ano após ano. O importante é, neste processo de construção, priorizar o bem estar dos usuários e trabalhadores”, destacou.
Ao término do encontro, a comunidade presente ajudou na elaboração de um documento, com base nas demandas locais elencadas durante a Conferência, que será encaminhado à Conferência Estadual marcada entre os dias 18 e 20 de setembro, em Porto Alegre.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Floriano Peixoto