Notícias

Alunos da Escola Floriano Peixoto constroem um minhocário

Sexta, 24 de Julho de 2015

Uma fábrica caseira de húmus para adubar a horta. Esta é finalidade do Minhocário que os estudantes da Escola Municipal Floriano Peixoto construíram neste mês. A ideia, colocada em prática neste mês, surgiu a partir do Projeto Lixo, desenvolvido através da parceria com o Programa União faz a Vida.
Supervisionados pelos extensionistas da Emater/ Ascar Ediane Fátima Deon e Alencar Luiz Balestrin, alunos e professores montaram um minhocário. Os técnicos repassaram informações sobre o processo e as vantagens da vermicompostagem. Segundo eles, o lixo orgânico é mais volumoso e fácil de ser reaproveitado, mas acaba sendo um dos maiores vilões da natureza por ser manejado de forma incorreta, produzindo ácidos e gases que poluem o solo, as águas e o ar. De acordo com pesquisadores, mais de 60% do lixo produzido é matéria orgânica e acaba indo para aterros sanitários, com um altíssimo custo financeiro e ambiental.
Ao contrário da lixeira convencional em que o lixo cheira mal, na vermicompostagem isto não ocorre, pois as minhocas aceleram o processo em até 50% do tempo e produzem húmus de elevado teor nutritivo para as plantas. É um sistema compacto que recicla os resíduos orgânicos domésticos, não produz cheiro, não atrai animais nem insetos indesejados, prático, de fácil e rápido manuseio e manutenção.
Entusiasmados, os estudantes levaram minhocas para casa para construir o seu próprio Minhocário. Eles nomearam o espaço de Califloriano e cada turma ficou responsável de, uma vez por semana, cuidar do local e trazer restos de comida para alimentar as minhocas. De acordo com a diretora da Escola Danieze Mazureck, a “ideia é que os alunos apliquem os conhecimentos recebidos na escola e construam uma vermicomposteira em casa, com a participação dos pais”, salienta.


Fonte: Assessoria de Imprensa de Floriano Peixoto