Floriano Peixoto inicia hoje o turno único

Segunda, 05 de Outubro de 2015

Desde o ano passado, o governo municipal de Floriano Peixoto vem restringindo o orçamento em 25%, em relação ao planejado para o período. Neste mês, foi elaborado e aprovado um novo decreto de contenção de despesas, com vistas para o fechamento positivo das contas no fim do ano e a manutenção dos serviços básicos à população.
Dentre as principais medidas estão: a restrição do uso de celulares, ficando disponível somente para os motoristas da Secretaria de Saúde, sendo os demais recolhidos; a suspensão de contratos terceirizados, conforme necessidade; a redução do uso de caminhões, veículos e máquinas pesadas. Segundo o Secretário de Administração, José Mário Rigo, serão mantidos apenas os projetos que já estão andamento, com recursos assegurados pelas outras esferas de Governo, como: rede de água que conta com contrapartida depositada; calçamento em parceria com a comunidade, através do programa vizinhança participativa; e a ampliação do Posto da Saúde da sede. Também, serão mantidos os atendimentos básicos nas áreas da saúde e educação que são de responsabilidade do município. “O que for de responsabilidade do estado e do governo federal será avaliado caso a caso”, argumenta.
Ainda, entre as medidas, foi aprovado o turno único. A partir deste mês, todos os setores no Centro Administrativo passam a operar das 7h às 13h, além da Secretaria de Obras. O CRAS, a UBS e as escolas municipais funcionam normalmente, sendo que com o término do ano letivo, as escolas vão operar em turno único. “Essas medidas foram tomadas para manter as contas do município em dia frente à diminuição dos recursos estaduais e federais e a baixa arrecadação, através do fundo de participação do governo federal”, explica José Mário.